domingo, 16 de janeiro de 2011

Quem não Dança...Dança Projeto 2011

Cia de Dança Elizete Mascarenhas

A Cia existe há 36 anos nos municípios de São Gonçalo e Niterói formando uma grande família que luta pelo mesmo ideal:A ARTE DE DANÇAR!
É uma Cia de jovens bailarinos, onde o objetivo não é somente formar grandes bailarinos,mas cidadãos melhores.
É dirigida pela Artista-Bailarina e Maitre em Ballet Elizete Mascarenhas.
Hoje, a Cia está dividida em dois pólos e presentes nos Municípios de : Niterói (Piratininga), São Gonçalo
Nosso trabalho é voltado para todas as faixas etárias: crianças, adolescentes e adultos e se baseia no estudo e desenvolvimento da consciência corporal e da Dança Pós-Moderna, denominada por muitos de Dança Contemporânea. Contamos também com o Projeto Corpo em Movimento composto por três profissionais liberais voluntários que contribuem conosco: a fisioterapeuta Jeanny Rocha e Roseli Rodrigues que estudam a parte física e acompanham cada bailarino em nossas aulas; a Psicóloga Suely Rodrigues que trabalhará toda parte psicológica de nossos alunos e o Professor Rodrigo Miguel que trabalhará com Técnicas Circenses.

FICHA TÉCNICA DA CIA
Direção Geral:Elizete Mascarenhas
Coordenação Artística:Ricardo Chagas
Coordenação Jurídica :Dr Thiago Mascarenhas
Coordenação Administrativa:Bruno Mascarenhas
Coordenação Psicológica:Drª Suely Rodrigues
Fisioterapeuta :Jeanny Rocha e Roseli Rodrigues
Artes Circenses: Rodrigo Miguel
Coordenação técnica :Kátia Regina
Comissão de ensaiadores: Gabriel Andrade, Luiza Rodrigues ,Marina Guedes
Este ano teremos também HIP HOP com os instrutores Miquéias Félix e Allan Ribeiro

TIPO DE ATIVIDADE:
Cultura
RAMIFICAÇÃO:
Dança

PÚBLICO ALVO PRINCIPAL:
Todos sem distinção
ENTIDADE RESPONSÁVEL:
Cia de Dança Elizete Mascarenhas
NOME DO PROJETO:
Projeto Quem não Dança ...Dança.



Apresentação

O Projeto visa atender jovens e crianças e adultos. Em uma proposta de complementação escolar, resgatando-os do tempo ocioso num processo educacional, artístico e cultural. Durante o período do dia em que estiverem no Projeto, os jovens atendidos receberão aulas práticas e teóricas da linguagem da dança, através de uma costura pedagógica fundamentada no Protagonismo Juvenil. Desta forma, o Projeto almeja não apenas o ensino das técnicas da dança em si ou a profissionalização dos jovens, mas também a descoberta de potencialidades, resgate da identidade, criação de lideranças, desenvolvimento da autonomia e da auto-estima e ainda permear o processo educativo, para que estes jovens saiam das ruas e consigam o seu lugar na sociedade. Será realizado também um trabalho de pesquisa e preparação para um espetáculo no final do projeto.



Justificativa

Num mundo marcado por mudanças profundas de velozes, violência, desigualdade e injustiças sociais, instituições como a família e a escola vêm sofrendo as conseqüências deste conjunto de fatores que, por sua vez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento, nos sonhos e esperanças de milhões de crianças e jovens. Sobretudo, daqueles oriundos das classes sociais mais desfavorecidas. Com o objetivo de contribuir com o aumento de oportunidades sociais e culturais, o Projeto, foi concebido visando complementar o desenvolvimento humano através da arte.
Buscamos proporcionar aos jovens a entrada num mundo de magia e encantamento no qual interagem como protagonistas, estimulando a expressão criativa e afirmando as potencialidades individuais, possibilitando o seu auto-conhecimento, como ainda iniciativas para geração de renda.
Desejo realizar este projeto para dar oportunidade à todos ao acesso da arte da dança fazendo dessa arte um fator de inclusão social e acima de tudo como um fator de transformação de vida ,proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Acredito que todos os cidadãos, sem discriminações, devem ter a oportunidade de usufruir os recursos arte da dança e desse modo, acessar seus benefícios.
Percebo a importância da vinculação do trabalho pedagógico com as experiências externas, por isso existe a pretensão da Cia se organizar no sentido de promover o desenvolvimento de ações contextualizadas, adequando-as em termos de objetivos aos diferentes segmentos da comunidade e suas demandas.
A arte da dança possibilita a aproximação com público que representa uma forte parcela de formadores de opinião. Outro aspecto muito importante é que sua linha de comunicação, aprimorada nestes anos de existência, enfatiza valores importantes para a criança, o jovem e seus familiares, tais como: incentivo à leitura, o ambiente familiar, incentivo aos bons hábitos, um NÃO a violência, um NÃO às drogas, um SIM à vida, enfim, valores essenciais para a formação de cidadãos cada vez melhores.
A capacidade de se expressar por meio do corpo é intrínseca ao ser humano, é uma característica que se aprimora continuamente, desde as civilizações mais antigas. Nessa medida o movimento se constitui em um dos principais meios de interação entre homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem a arte da dança.
Neste sentido, a prática da dança é uma forma de resgatar o aprendizado da expressão mais antiga das civilizações, através da linguagem corporal, dos movimentos orgânicos, expressivos, instintivos, favorecendo a consciência do corpo, buscando a integração da mente e emoções por meio da manifestação artística.


Objetivo

O Projeto tem como objetivo formar cidadãos através da atividade da dança, nos diversos estilos que abrangem a profissão, e também realizar cursos livres e aulas experimentais, bem como aulas para quem desejar simplesmente manter a boa forma física através das práticas da dança.
O respeito as diferenças; é importante fortalecer as identidades coletivas, criar condições para que os jovens se encontrem na diferença e, acima de tudo, se respeitem.
Oferecer um espaço de vivências onde os jovens possam identificar e incorporar valores que contribuam para a cultura da paz, para a valorização da vida e para o desenvolvimento auto sustentável.
Análise e debate sobre as diversas formas de expressão artística, tradicionais e modernas, com finalidade de estimular a consciência crítica livre e favorecer a compreensão de novas percepções.
Promover o espírito empreendedor no jovem, abrindo perspectivas de geração de renda para o seu desenvolvimento sócio-econômico.
Desenvolvimento pessoal e social através do protagonismo juvenil como um método pedagógico de desenvolvimento do adolescente, educando-o para a autonomia e a solidariedade.
Na capacitação profissional, os principais objetivos são elaborar, ensaiar, e executar seus os exercícios e expressões coreográficas com qualidade e segurança, planejar, montar, e manter os cenários, figurinos, e outros instrumentos de trabalho. Promover o espírito empreendedor no jovem abrindo perspectivas de geração de renda para o seu desenvolvimento sócio-econômico e difundir conceitos e informações sobre cidadania e empreendedorismo.
Promover estudos, seminários, palestras, workshops, voltado para apri-
morar e difundir a arte da dança .
Utilizar a dança como instrumento fundamental no processo sócio-educativo.
Apresentar os conceitos e técnicas da arte da dança enfatizando a integração social no processo de desenvolvimento social.
Procurar trabalhar com proposta de ativa participação de crianças e adolescentes, sem distinção de suas condições vitais, físicas e/ou mentais, buscando a equiparação de oportunidades com via para autonomia e inclusão social destes cidadãos
Dar a oportunidade de descobrir através da dança , a importância da obtenção de conhecimento , informação e cultura , despertando interesse pela própria formação através de atividades como Dança Contemporânea, Ballet Clássico,Dança Moderna,Jazz,Dança de Rua,Dança de Salão entre outras.



Objetivos Específicos:

• contribuir na melhoria de qualidade de vida através da dança e da consciência corporal;
• desenvolver as capacidades e habilidades intelectuais, motoras e sócioafetivas através da garantia do direito de participação em experiências nas quais o dançar seja uma forma de expressão, pensamento, interação e comunicação entre pares de iguais ou diferentes;
• instigar a curiosidade, desenvolvendo a capacidade de fazer perguntas e de aprender;
• desenvolver a autonomia intelectual e moral, assim como a capacidade de cooperação, respeito e solidariedade;
• promover a possibilidade de criação, desenvolvendo as capacidades expressivas, éticas, estéticas e de interação social;
• proporcionar a participação em situações nas quais a consciência social vá sendo progressivamente formada, bem como construída a identidade individual;
• garantir o envolvimento e a integração com o ambiente escolar, vivenciando uma socialização ativa e democrática, em diferentes práticas sociais, sem discriminação
de espécie alguma.
• contribuir para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho
• pretende-se formar também jovens multiplicadores deste processo educativo nas comunidades onde vivem.
• Socialização;
• Desenvolvimento do senso estético;
• Aumento da saúde física e mental;
• Satisfação da necessidade de auto-expressão;
• Domínio do corpo em movimento;
• Reforço do esquema corporal;
• Transformação da capacidade em habilidade;
• Expressão dos sentimentos através do corpo;
• Combinação dos movimentos;
• Trabalhos das condições psicomotoras;
• Melhorar o stress do dia a dia
• Montagem de coreografias, apresentações e espetáculos


Metodologia de Trabalho

Toda criança ou adolescente que demonstrar interesse em ingressar no Projeto, deverá estar matriculado em uma escola de ensino tradicional.
Para efetuar a matrícula o responsável pela criança ou o próprio adolescente deverá apresentar a documentação escolar.
Vamos desenvolver a avaliação do PROJETO, a partir da observação (do rendimento, da produção e do desenvolvimento sócio-cultural dos alunos), da freqüência e da modificação de hábitos e atitudes (com relação ao envolvimento com drogas e criminalidade, rendimento escolar e atitudes positivas); nos conselhos de classe, com as lideranças comunitárias, com a coordenação e instrutores, reuniões de pais e com um seminário anual com alunos, patrocinadores e comunidade, que culminará com um espetáculo para toda a comunidade.
O Projeto se propõe a acompanhar o crescimento dos jovens, não sendo uma atividade temporária, mas uma ação continua e progressiva, comprometida com a realização pessoal e o desenvolvimento comunitário. Dentro da proposta queremos desenvolver nos jovens a solidariedade e o espírito de iniciativa na resolução dos problemas próprios da juventude e da comunidade.
Por tratar-se de um projeto comunitário de natureza educacional calcado na educação para valores, a participação efetiva dos pais ou responsável será bem vinda. A cada trimestre realizaremos uma reunião com os responsáveis pelos alunos, oferecendo a eles também momentos de integração e reflexão através de palestras e dinâmicas de grupo.
Divulgação e esclarecimento junto aos profissionais que serão capacitados sobre os objetivos do programa de treinamento com o objetivo de desenvolver a ampliação do universo informacional, estimular a participação na vida pública.
O Processo de inscrição realizado na sede da instituição promotora e trabalharemos com aulas práticas e teóricas.

Operacionalização

O Projeto, foi planejado para ensinar a arte da dança a quem se interessar em colocar em prática toda essa magia. Os cursos são para iniciantes e profissionais, que queiram se especializar e aprender novas técnicas. As aulas apresentam diferentes graus de dificuldade, além da segurança necessária para Ada mesma. Dentro deste Projeto, existem várias outras possibilidades de fomentar o espaço, próprio Projeto, divulgar as oficinas e realizar parcerias para gerar renda com atividades paralelas

Aulas práticas

• Consciência Corporal
• Exercícios para Psicomotricidade
• Contato e improvisação
• Correção Postural
• Posições dos pés e braços
• Exercícios de centro e barra
• Transferências
• Locomoções
• Giros
• Quedas:
- Movimentos onde há mudança de nível e de base de sustentação
• Saltos:
- Perda momentânea do contato com solo.
• Correção postural
• Exercícios de flexibilidade
• Ritmo
• Movimentos ginástico-rítmicos
• Movimentos rítmicos-plásticos
• Seqüências rítmicas
• Relaxamento

Aulas teóricas

• Estética,
• Filosofia,
• História da Dança
• História da Arte


Parcerias e Alianças

Para a elaboração deste Projeto será necessário formar parcerias com empresas que tenham um objetivo em comum, ou seja, a responsabilidade social. A instituição pretende administrar essa parceria de forma idônea, profissional e transparente

Em relação às famílias,

• O Projeto se coloca numa posição de parceria, visando:
• intercambiar e discutir permanentemente informações, relações e encaminhamentos acerca do desenvolvimento dos bailarinos no ambiente escolar;
• fomentar e implementar ações conjuntas, intervindo na formação de uma postura sensível e integrada às diferentes demandas dos bailarinos;
• desenvolver uma participação efetiva nas atividades, eventos culturais e situações significativas na área da dança e das artes em geral;
• garantir uma convivência baseada na cordialidade, no respeito e na atenção.

Fica evidente o norte do Projeto, que pode ser traduzido em COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR e, para tanto, trabalhamos por:
• Difundir a arte da dança e a cultura em toda sua expressão;
• Divulgar artistas renomados ou iniciantes de nossa cidade e região;
• Divulgar eventos artísticos, culturais e cidadãos;
• Abrir espaço para novos talentos ainda desconhecidos;
• Incentivar à leitura,
• Resgatar valores culturais e morais de nossa coletividade;
• Resgatar a boa música brasileira;
• Incentivar e valorizar as ações cidadãs de empresas e empresários;
Colaborar com ações sociais individuais e/ou coletivas;

Enfim, é o trabalho social e cidadão dos responsáveis e colaboradores do projeto,esperando contar com o apoio das empresas e empresários que comungam deste mesmo sentimento de responsabilidade social.

Nossas Metas
• Formar grupos infanto-juvenil e adultos, de ambos os sexos, em três turmas, na faixa etária de 05 a 09 anos,de 10 a 13 anos e 14 a 25 anos de idade.
• Incentivar a participação de pessoas com necessidades especiais no meio profissional, artístico e cultural.
• Realizar eventos e atividades , com manifestações artísticas, que visem a divulgação do nosso trabalho e a inclusão como forma ativa e autônoma de participação social.
• Promover a consciência de respeito e reconhecimento das diferenças como formas legítimas de existência

Propostas Educacionais
• Desenvolver a coordenação motora de forma ampla
• Demonstrar a importância da Dança e da Expressão Corporal como forma de libertação e integração ao meio afetivo e social.
• Estimular a grupalização para o fortalecimento das potencialidades, tanto individuais como coletivas.
• Elaborar, dentro dos princípios da Educação Inclusiva, uma intervenção no processo de convívio com as diferenças e singularidades.
• Incentivar a criatividade
• Incentivar INCLUSÃO SOCIAL.

Ações
• Ações de sensibilização(• exibição e debate de vídeos feitos por adolescentes, vídeos sobre filmes de dança ou de outras Cias, ou que tematizem a arte da dança e a cultura popular.
• Discussões em grupo visando o planejamento do trabalho
• Serão realizados alguns workshops com profissionais da área da dança.
• . Planejar momentos de filmagem com as montagens das composições coreográficas
• Levá-los para assistir espetáculos nacionais e internacionais de dança
• Montagem de Espetáculo de Fim de Ano
• Serão aplicados workshops de iluminação Cênica,maquiagem artística,cenografia,figurino,produção





Os dez últimos Espetáculos da Cia
1. Caia na Gandaia(Teatro Abel)
2. Vibrações(Teatro Abel)
3. O 5º Elemento(Teatro Abel)
4. Sinopses(Teatro Abel)
5. Echos(Teatro Popular)
6. Cariokices(Teatro Popular)
7. Fases (Teatro Popular)
8. O tempo (Teatro da UFF)
9. Quem não dança...dança(Teatro Popular)
10. Rumos(Teatro Municipal de Niterói Ano 2009)
11. 4 Cantos Teatro Municipal de Niterói Ano de 2010)
O ESPETÁCULO DESTE ANO DE 2011 TERÁ O TEMA FOCUS



Este Projeto busca parceiros, patrocinadores ou apoiadores culturais com materiais ou recursos financeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário