domingo, 16 de janeiro de 2011

Psicomotricidade

Psicomotricidade

A psicomotricidade é importante num todo para o ser humano mesmo antes de nascer utilizando suas vertentes
Tonicidade
Equilíbrio
Lateralização
Noção do Corpo (somatognosia)
Estruturação Espaço-Temporal
Praxia Global
Praxia Fina



Imagem Corporal

É a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado.
A Imagem Corporal se desenvolve desde o nascimento até a morte, dentro de uma estrutura complexa e subjetiva, sofrendo modificações que implicam na construção contínua, e reconstrução incessante, resultante do processamento de estímulos.
A noção do corpo está no centro do sentimento de mais ou menos disponibilidade e adaptação que temos de nosso corpo e está no centro da relação entre o vivido e o universo. É nosso espelho afetivo-somático ante uma imagem de nós mesmos, do outro e dos objetos


Esquema Corporal

É tido como a "experiência imediata de uma unidade do corpo, (....) percebida, porém é mais do que uma percepção, (...) chamamos de esquema de nosso corpo", ou mesmo, segundo Head apud Schilder (1999), que o denomina como modelo postural do corpo. O aludido é a imagem tridimensional que todo sujeito tem do seu próprio corpo, não abordando sob a ótica de uma mera sensação ou imaginação, mas da apercepção corporal, mesmo que a informação tenha chegado através dos sentido.
O esquema corporal, da maneira como se constrói e se elabora no decorrer da evolução da criança, não tem nada a ver com uma tomada de consciência sucessiva de elementos distintos, os quais, como num quebra-cabeça, iriam pouco a pouco se encaixar uns aos outros para compor um corpo completo a partir de um corpo desmembrado. O esquema corporal revela-se gradativamente à criança da mesma forma que uma fotografia revelada na câmara escura mostra-se pouco a pouco para o observador, tomando contorno, forma e coloração cada vez mais nítidos. A elaboração e o estabelecimento deste esquema parecem ocorrer relativamente cedo, uma vez que a evolução está praticamente terminada por volta dos quatro ou cinco anos. Isto é, ao lado da construção de um corpo 'objetivo', estruturado e representado como um objeto físico, cujos limites podem ser traçados a qualquer momento, existe uma experiência precoce, global e inconsciente do esquema corporal, que vai pesar muito no desenvolvimento ulterior da imagem e da representação de si mesmo, id


Fichamento do Texto Implicações do pensamento corpóreo na formação do esquema e da imagem corporal da criança na dança-(Rosana Fachada)Lições de Dança 5 Unvercidade
“O enfoque psicomotor é composto por três dimensões de funcionamento que constituem o conceito da globalidade psicomotora a instrumenta,a cognitiva e a tônico-emocional(pág 144)”
“Mas que corpo essa psicomotricidade olha?De que corpo se trata?Que tipo de leitura a psicomotricidade faz?Como a dança atua com esse corpo?(pág 144)”
“No fenômeno psicomotor está em jogo o aspecto instrumental-cognitivo,aquele que previlegia o funcionamento do corpo e seus processos cognitivos levando em conta sua relação espaço temporal e sua relação com seus objetos(pág )”
“O professor de dança deve especialmente atento à forma como toca seus alunos(pág )”
“...devemos observar as necessidades de nossas crianças de receber informações por diferentes vias principalmente pelo toque(pág )”
“Diz-se que o corpo é fonólogo já que é capaz de transmitir o som da palavra através do corpo...o qual o sujeito pode dizer aos outros sobre o seu pensar(pág )”
“O movimento humano evolui dos reflexos automáticos até voluntários(pág )”
“A criança não pode existir por si mesma.no início de sua vida ela não tem consciência de seu corpo .sua identidade é formada pelo desejo do outro mais tarde(pág )”
“O professor de dança deve ter em mente que ele não trabalha o corpo da criança e sim com seu corpo(pág...)”
“É necessário na condução da aula a integração do toque estabelecendo um diálogo tônico(pág...)”
“.Dentro do esquema corporal encontram-se as noções de propriocepção ,introcepção e exteriocepção.(pág...)”
“O esquema corporal é construído pela integração de tudo que o ser humano apresenta(pág...)
“O esquema corporal especifica o indivíduo enquanto representante da espécie(pág )”
“A imagem corporal se constitue pelo sujeito a partir de seus desejos .Ela não é absoluta(pág...)
“Ela se baseia nas experiências sensoriais e perceptivas ,nas sensações significativas vividas com uma outra pessoa e na imagem que se forma e se estrutura no ato do convívio .(pág...)”
“Imagem corporal e esquema corporal se interrelacionam na história do sujeito(pág...)
“A dança corre um sério risco de robotizar o corpo da criança(pág...)”
“Mas também pode se tornar um veículo de transformação ,auxiliando o sujeito a ter desejos ...expandindo suas emoções construindo imagens com significado.(pág...)

Fichamento do Texto A infância do outro corpo
“Aspecto sensório motor como dimensão fundadora da infância(pág 23)”
“...a função motriz é constituída por três sistemas que integram entre si:
a)sistema piramidal(efetuador dos movimentos voluntários)
b)sistema extrapiramidal (incumbido da motricidade automática e de determinar a adaptação motriz de base a diversas situações)
c)o sistema cerebelar(sistema regulador do equilíbrio e da harmonia concernentes tanto aos movimentos voluntários quanto aos involuntários)”(pág 23)

“A integração destes três sistemas motores determina a atividade muscular(pág 24)”

“O estágio sensório-motor proposto por Piaget é uma invariante funcional da inteligência ,que cumpre sua função de adaptação com o meio externo mediante similação e acomodação como processos de adaptação cognoscitiva ou fisiológica.(pág 24,25)”

“...a criança se assimila e adapta ao meio progressivamente e assim vai adaptando de maneira harmoniosa ao exterior(pág 25)”

“...devemos ter presente o grande amadurecimento e a evolução do córtex cerebral durante o primeiro ano de vida,no que diz respeito à função motriz e ao tom muscular(pág 26)”

“...a eficácia práxico-motriz é fundamental para o desenvolvimento das funções cognoscitivas da criança na busca do “suposto” equilíbrio tônico-emocional-cogniscitivo(pág 26)”

“...os ritmos e movimentos espontâneos e intuitivos da criança recém-nascida são considerados movimentos reflexos primitivos(pág 27)”

“...imaturidade é determinada por um processo de maturação pelo qual as vias nervosas aferentes ...podem captar e receber estímulos(pág 27)”

“O cenário e a cena da antecipação simbólica requerem a nossa atenção ,já que é nessa temporalidade onde começa a enunciar o sujeito(pág 30)”

“Como inventar um saber a respeito de um filho-bebê se ele não fala?(pág 30)

“Uma das maneiras pelas quais a mãe pode montar e constituir este saber inventado na cena é brincar de modo transitivo,ou seja, colocando-se no lugar do bebê para poder construir o diálogo(pág 31,32)”

“Uma das diferenças fundamentais entre o reflexo e um gesto é que este implica uma resposta motriz com sentido em face de um estímulo(pág 32)”

“Se o gesto do bebê é um movimento que se realiza primeiramente frente a demanda do outro,para criança isto já implica uma diferença entre o sensório(estímulo) e o motor(pessoa)(pág 32)”

“Antes de nascer ,a criança é uma hipótese ,uma novidade ,um projeto e uma promessa(pág 36)”

“Hipóteses,promessas e projetos de filho-criança anteriores ao nascimento geram a existência de um suposto sujeito filho “ideal”(pág 370”

“O corpo imaginário do filho antes do parto deriva o corpo em movimento imaginado pelos pais(pág38)”

“Nascendo,o beb~e desejado e esperado materializa-se num corpo recém chegado.(pág 39)’

“Eis alguns dos grandes problemas com que se deparam os pais e as crianças que apresentam alguma deficiência neurológica,genética ou orgânica ao nascer.A re-significação desta problemática será sempre um elemento intenso e difícil percursso(pág 41)”

“...já que o filho desejado se transforma ,por sua vez ,em um duplo ideal antecipado e “perfeito” em face do ideal imperfeito que nasceu.(pág 41)”

“ O fato de ser “deficiente”lhe dará esse nome, em contraponto traumático com seu verdadeiro nome,aquele que só teve quando não se sabia dele(pág 42)”

“Um homem e uma mulher só serão pais se renunciarem à sua própria condição de filhos.(pág 43)”

“O filho excepcional corre o risco de tornar-se anônimo,transformando-se no filho da s´ndrome ou das deficiências.(pág 45)”

...denominando-se por inteiro em seu anonimato e sua anormalidade,o filho representa a deficiência e fiaca atrelado a ela,colado nela em uma holófrase(palavra-frase) “filhodeficiente”(pág 46)

“O aspecto diabolicamente nefasto e obsceno não está na excepcionalidade ou “anormalidade” que a criança padece,mas na indiferença e imobilidade da significância que o filho-criança encarna sem alternativas(pág 47)”

“três caminhos diferentes de filhodeficiente no seu funcionamento cênico familiar.
O primeiro é do filhodeficiente que sustenta ,no seu próprio posicionamento congelkado o amor incondicional de seus pais.
O segundo......é o que gera rejeição,exclusão,onde se rtrata a imagem da criança des-identificando-a como filho
O tereceiro...que envolve o difícil e doloroso caminho do luto, a elaboração da promessa ,do projeto e da hipótese que todo filho representa.(pág 48,49)”

“A ciança encena a representação psicomotriz...com isso a ,re-significa o acontecimento de escrita entre o sensório e o motor.(pág 53)”


Fichamento do Texto A falta fusionalidade e identidade(André Lapurce)

“Freud esclareceu em seus pacientes ,é sem dúvida ,um certo número de pulsões e fantasmas originários inerentea à natureza humana...ligados principalmente à família e a sociedade(pág 9)”

“As pulsões e fantasmas originários tem sempre um valor universal intemporal e por isso são válidos ainda atualmente(pág 9)”

“Não trabalhamos ao nível do discursso sobre o corpo,mas ao nível do próprio corpo na espontaneidade primitiva de suas reações....recalcado no consciente que não está necessariamente verbalizado,nem mesmo verbalizável,dispõe em termos diferentes a própria definição da consciência (pág 10)”

“as sensações iniciais que o feto registra a partir da formação de seu sistema nervoso são do tipo fusional...difusa e sem limite.(pág 10)”

“...ela não espera nada do exterior...(pág 10)”

“o traumatismo do nascimento vai arrancá-la brutalmente deste estado de plenitude fusional(pág 10)”

“Se o bebê não pode ter a imagem global de seu corpo,pode menos ainda perceber uma imagem global dos objetos e particularmente do corpo do outro.(pág 11)”

“Este revivescimento da plenitude fusional inicial ...situação regressiva...é necessária para a evolução
...a fusão só é satisfatória no momento que há compenetração recíprocra desejo e prazer mútuos.(pág 12)”

“Este diálogo corporal tônico é fundamental e sua qualidade vai influenciar todo o futuro dessa criança(pág 12)”

A partir do momento que a criança uniu e separou seu corpo do outro seu comportamento muda profundamente...se torna mais ativa(pág 13)”

“Este desejo ,esta necessidade do corpo do outro,profundamente oculta no inconsciente,nós encontramos constantemente no adulto normal (pág 14)

“...O que é mais característico do desejo fusional uma vez ultrapassados os tabus sexuais e sociais é a possessividade corporal ....agarramento ao corpo do outro(pág 16)

“...o caráter fusional pode ser profundamente sentido
-olhar-“penetrar” no outro
-a voz tensões afetivas corporais,ressonância de um corpo dentro do outro corpo
-a mímica expressão motora do rosto,-o objeto por seu contato com crianças de 09 a 12 “

“Nós todos ,mesmo na idade adulta,temos nossos objetos transicionais...o desejo de possuir o corpo do outro transforma-se em desejo possessivo pelos objetos
...vemos desenvolver o fenômeno inverso nos estágios de adultos ...o contato fusinal com o outro é encontrado ,o objeto perde qualquer interesse.
...não é sempre que o outro encontra-se disponível no momento desejado.
A “sociedade de consumo’ é o resultado lógico de uma desumanização das relações sociais
As reeducações instrumentais inscrevem-se na falta do ter...articulam todas as potencialidades do desejo.(pág 18)”

“A linguagem nasce a partir da ruptura do silêncio corporal com o outro”(pág 19)”parece que em algumas crianças ou em adultos problemáticos a procura fusinal se investe num desejo inconsciente dessa perda de realidade do tempo e do espaço.(pág 20)”

“Dar é querer ser recebido,ser aceito simbolcamente no espaço do outro.(pág 21)”

“A dinâmica da afirmação da pessoa necessita da preval~encia de um desejo fusional ativo...condiciona o sucesso social.(pág 22)”

‘O espaço fusional,e espaço d comunicação vai preogressivamente crescer,se enriquecer ,se diversificar e se automatizar(pág 24)”

“A ruptura nunca pode ser completa(pág 24)”

“A agressividade de posse mantém um lugar restrito nos confrontos e parece ser apenas um pretexto (pág 26)”A agressão contra o corpo do outro,particularmente contra o corpo do adulto9pág 27)”

“o “amor” é sem dúvida o prazer de ser local do outro(pág 28)”

“De fato a criança insegura é pouco permeável ao desejo do outro(pág 28)”

“a agressividade nos aparece em suma como uma procura e uma defesa da identidade(pág 29)”

“A fase genital é também uma procura de um prazer corporal(pág 29)”

“O casal hetero ou homosexual é o resultado de uma escolha determinada pelo amor...espera encontrar no outro complementariedade eletiva de sua falta(pág 35)

“Vivemos atualmente numa época ...em que a mulher à procura de sua identidade.(pág 36)”

“Re-unidade ao nível da pessoa e também re-unidade ao nível do relacionamento com outro é o outro que direta ou indiretamente provoca este estado emocional(pág 39)”

“O intelectualismo é uma tentativa de resolução,uma fuga da afetividade da emoção da fusionalidade.(pág 39)

“Conquistar sua identidade é também resistir a essa fantasmática do espaço(pág 41)

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